A Defesa Civil de Contagem comemorou 44 anos nesta quinta-feira (07/11). Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) preparou atividades ao longo do mês, que vão desde palestras sobre as funções do órgão até ações ao ar livre. Hoje, para abrir a celebração, houve um seminário com palestrantes que abordaram as emergências climáticas no Centro Universitário Una/Contagem. O evento contou com a presença da Defesa Civil de Belo Horizonte, representantes dos núcleos comunitários (Nupdecs) e autoridades.
O bate-papo teve como premissa discutir a urgência da adaptação às mudanças climáticas, destacando fenômenos extremos como enchentes e secas, que exigem planejamento participativo e soluções baseadas na natureza. “A briga que fazemos é em prol da vida e é importante entendermos os ciclos da água, do carbono e outros elementos que fomentam a vida humana. A cada passo que damos vemos o quanto devemos preservar o verde e nos aprimorarmos com as mudanças climáticas”, destacou a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes.
O seminário serviu para compartilhar soluções e promover a colaboração entre diferentes setores, ressaltando que a ação (zelo com o meio ambiente) é urgente e necessária.
Estiveram presentes os 34 representantes dos Nupdecs. Na ocasião, eles aprenderam como contextualizar estratégias de adaptação às necessidades de cada comunidade, envolvendo a Defesa Civil na prevenção e mitigação de desastres. “Eu só tenho a agradecer ao atual governo que tem trabalhado em levar teoria e prática para nós, moradores de área de risco. As comunidades de Contagem nunca receberam tamanha atenção como agora”, disse a moradora do bairro Beija-Flor, líder comunitária, Maria Aparecida Ferreira.
A Defesa Civil de Contagem tem forte atuação junto às comunidades, principalmente nas áreas de risco. Mantém articulação com 34 núcleos comunitários, formados por membros das comunidades, em que há mulheres e homens comprometidos e que atuam nos momentos mais difíceis, muitas vezes colocando a própria vida em risco para salvar vidas.
“Hoje estamos completando 44 anos de Defesa Civil com muita história e trabalho. Eu sinto que a equipe está cada vez mais integrada e mais unida de forma mais procedimental. Dentro do território, com as demandas que estão chegando, e a forma como está sendo executado nesse governo, é algo bastante promissor”, finalizou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Ao longo do mês de novembro vão ocorrer outras ações da Defesa Civil. Confira
II Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas - 09/11 - de 08h às 12h - Rua Iguaçaba, 205, Vila Pérola.
Oficina do Jardim Sagrado - 30/11 - de 14h às 17h - Parque Gentil Diniz (Rua Francisco Varela, Nossa Senhora do Carmo).